O Caminho dos Vencedores

Apresentação

O Nahualismo Empresarial, sistema de treinamento motivacional, criado pelo escritor e conferencista mexicano Fernando Salazar Bañol baseia-se na antiga cultura asteca e sua escola de formação de guerreiros.

O método reúne e sintetiza um profundo e autêntico poder de transformação nas empresas.

O Guerreiro-Tigre que se transforma em Guerreiro-Águia e renasce como Felino Voador, são metáforas inerentes à nossa latinidade; trazê-las à tona é uma simples questão de treino e comprometimento pessoal.

O RH do Terceiro Milênio Oferece 4 Palestras Show:

1. Gênese do Guerreiro - Herdeiros da Força:

Antes de mais nada o guerreiro, o profissional, o executivo devem se dar conta de suas fraquezas... As debilidades de um guerreiro são seus piores inimigos, antes, durante e depois das batalhas.

2. O Guerreiro-Tigre - De Frágeis Asas a Fortes Garras:

Seus atos terão grande poder porque sempre irá considerar sua vida como uma missão. E esta é uma missão que nunca se acaba.

3. O Guerreiro-Águia - Conquistando as Alturas:

O Guerreiro-Águia detecta novas oportunidades de mercado --ou em sua vida-- sempre observando tudo do alto. Quando toma uma decisão, age rápido, silencioso e de maneira determinada.

4. O Felino-Voador - Enxergar em Meio à Obscuridade da Crise:

O guerreiro se lançará a novos desafios na vida porque, liberado do medo, torna-se um detentor da capacidade de ver o que os demais não vêem.

Entrevista para o Espaço Carreira & Sucesso - CATHO

Como a tradição asteca influenciou o treinamento motivacional?

Pelo espírito de guerra e de conquista. Os astecas foram "conquistadores" de povos, como também pelo domínio de uma arquitetura que se conserva com o passar dos séculos. Os astecas foram descobrindo, passo a passo, o guerreiro que existe em cada um de nós. Um guerreiro contra os costumes impostos e acumulados desta e de outras épocas. Um guerreiro que faz parte do meio, por isso convive com todas as transformações sociais.

Hoje essas mudanças são tão rápidas que o ponteiro das horas parece ocupar o seu semelhante dos minutos e este, o dos segundos. Assim a sociedade produz em escala espiralada os seus guerreiros. Um profissional do tipo Dom Quixote, de Miguel de Cervantes Saavedra. Que o idealizou com uma das mãos, vestindo-se de cavaleiro, mas com duplicidade de caráter e de personalidade. A armadura quixotesca dava-lhe o caráter de nobre, mas quanto a seus pensamentos e idéias...

A tradição asteca ensina e orienta para a criação de um guerreiro anticalvinista e muito mais agustiniano, que caminha pelas trilhas da vida mostrando um crescimento vertical.
Dentro de cada um de nós existe um guerreiro, isso fica claro. Talvez os ensinamentos que possam mudar a evolução deste guerreiro estejam adormecidos em alguns, sonolentos entre outros e devidamente despertos e acesos nos demais.

O que é Nahualismo Empresarial?

Não importa o cenário nem a situação política ou econômica. O mundo sempre oferece novas oportunidades para aqueles que crêem em si mesmos e possuem um grande espírito de luta.
O Nahualismo é uma arte derivada da ascenstral cultura nahuatl do México pré-hispánico, podendo ser utilizado no mundo empresarial como técnica, meio e ferramenta de desenvolvimento pessoal e profissional, levando seus participantes à descoberta de novos potenciais humanos e riquezas interiores, capacitando-os a superarem desafios e metas.
A expressão Nahualismo Empresarial surgiu a partir da antiga cultura asteca e sua escola de formação de guerreiros e líderes políticos; assim sendo, reúne e sintetiza um profundo e autêntico poder de transformação dentro das empresas modernas.

A minha definição pessoal de Nahualismo é: "O homem nasceu para realizar mudanças ou transformações em sua consciência e em seu meio. Enfrentando a vida com autodisciplina e autosuperação, lutará para romper as amarras convencionais que o impedem de realizar suas conquistas pessoais e profissionais."

Para que serve esta técnica?

Quando as margens de lucro se reduzem drasticamente, a única alternativa para engordar os ganhos é o caminho da eliminação das perdas e desperdícios. O que custa caro hoje nas empresas são os erros cometidos por negligência, por falta de amor à empresa ou estresse e supercargas de trabalho. Só funcionários motivados, satisfeitos, e que acima de tudo, amam suas empresas são capazes de levar adiante, de forma natural e consciente, tais desafios e exigências.

É aí que entra o Nahualismo Empresarial... Por mais capitalista que seja uma empresa em sua essência, ela é e seguirá sendo formada por criaturas humanas que amam, sofrem, sonham, crêem em algo e vivem em função de apreços, razões e considerações que se estendam para além do simples ego humano.

Hoje vivemos tempos de (re)descoberta e revalorização da própria hominidade do homem. Mais do que nunca, as empresas necessitam e começam a resgatar a verdadeira essência humana, que foi enterrada, digamos assim, com o advento da Era Industrial e a sua filosofia da ganância a qualquer preço.

Este Nahualismo Empresarial - O Caminho dos Vencedores - sem dúvida reúne e sintetiza um profundo e autêntico poder de transformação dentro das empresas modernas.

Explique a Gênese do Guerreiro.

Talvez o maior desafio do ser humano seja consigo mesmo: o de enfrentar e reconhecer suas limitações e imperfeições. No dia em que decidir enfrentar a si mesmo, começará a sair do estágio larvar, ganhando impulso para desenvolver asas e beleza.

Se quero ser um guerreiro vencedor (um profissional bem-sucedido) por que é necessário começar pelo estágio larva?

É simples! Antes de tudo o guerreiro, o profissional, o executivo devem se dar conta de suas debilidades, e também de sus qualidades. Depois, mediante uma disciplina adequada e conhecimentos específicos, irão eliminar as debilidades e fortalecer as virtudes. As debilidades de um guerreiro são seus piores inimigos, antes, durante e depois das batalhas.

Se passou satisfatoriamente em todas as provas e desafios, o guerreiro terá então de transformar suas frágeis asas em fortes garras...!

O que são as nove estâncias de Miktlan?

São "trilhas" simbólicas de fatos que acontecem na mente do guerreiro... O caminho desse guerreiro-vencedor, que decide passar por várias transformações - ou nove estâncias - no intuito de conquistar preciosos atributos como coragem, disciplina e atualização, antes era privilégio de alguns poucos profissionais, cujas empresas se dispunham a investir no treinamento e reciclagem de seus funcionários. Nas nove estancias encontram-se visualizações, e exercícios para experimentar intimamente mudanças necessárias a alguém que busca conquistar ou aprimorar seu espírito empreendedor no intuito de tornar-se um vencedor.

Defina o Guerreiro de Luz.

É carismático, sua presença inspira ação contínua, permanente e renovada. Aceita e busca novos desafios. Seguro de si ajuda e apóia os que aparecem em seu caminho. Senhor de suas ações, compreende que não existe pior inimigo que ele mesmo. Por isso, além de renovar continuamente o ambiente que o cerca, também renova a si mesmo todo o tempo, jamais se acomodando sobre as conquistas do passado.

Ciente de seu poder, de sua capacidade, sabe que sua missão é levar e irradiar luz a todas as direções, motivar e vivificar aqueles que o cercam, iluminar e ampliar a visão dos que o servem e servir de instrumento de transformação para o benefício de todos em cujo meio está inserido.

A quem você indica a leitura deste livro?

A todas as pessoas que intuem ter um "guerreiro interior" e que desejam despertá-lo!

Fonte: CATHO - Carreira & Sucesso